Email Marketing

O que é Email marketing?

O E-mail Marketing é a utilização do email em campanhas de marketing digital, com o objetivo de criar e manter o relacionamento com clientes, conseguindo assim ganhar mais resultados das campanhas, podem ser mais contatos mais vendas, melhoramento da retenção de cliente ou contatos.

Diferente do spam, uma estratégia de email marketing visa chegar até os interessados na informação, serviço ou produto que se deseja oferecer. Assim, pode enviar mensagens que estejam de acordo com o o tipo de cliente/contato de cada pessoa na sua segmentação de clientes, nem mais nem menos que enviar mensagens adequadas aos mails que estão na sua base de dados!

Contudo, uma característica da prática do email marketing é que as campanhas normalmente e obrigatoriamente devem oferecer uma opção de cancelamento de recebimento, o que claramente demonstra o respeito por todos os seus contatos. Este procedimento pode ser atrelado, por exemplo, a uma pesquisa de opinião, onde é possível avaliar o que está certo ou errado na forma como se conduz as campanhas, uma campanha de marketing mal gerida pode arruinar e matar todos os seus contatos, para campanhas futuras.

Não acredito em estimativas e em números de futuro, sendo que na minha opinião nunca estão certos e não existe um dado certo ou um estudo real, mas estima-se que no final de 2024, o número de usuários de email deve passar os 4,4 bilhões, de acordo com levantamento feito pela empresa Radicatia

Por isso, é essencial que se faça email marketing, de forma a obter o melhor resultado possível.

 

 

Porquê fazer email marketing?

Com uma previsão de 310 milhões de usuários até 2023, certamente o email é uma maneira de alcançar diretamente milhares de clientes e potenciais clientes, aliás, a um custo relativamente baixo em comparação com publicidade em sites, ads, banners ou anúncios patrocinados em redes sociais, contudo criar uma boa base de dados de clientes para o seu negócio, também não é fácil.

A partir de uma boa campanha de email marketing, pode ter toda a atenção do lead ou prospect / client. Assim que a mensagem é aberta, ela ocupa boa parte do ecan do dispositivo.